quarta-feira, outubro 17

Colaborador aprova trabalho da Coleta Seletiva Solidária na UNICRUZ

Desde que o Projeto Coleta Seletiva Solidária foi implantado na Universidade de Cruz Alta, algumas coisas mudaram.

Para facilitar o descarte dos resíduos, lixeiras distintas para materiais recicláveis (azuis) e biodegradáveis estão espalhadas por toda a extensão do campus. O lixo que pode ser reaproveitado é destinado para as associações de catadores de Cruz Alta. Mas para que esses materiais cheguem até o seu destino, é necessário que todo o processo aconteça de forma correta, o que nem sempre acontece, segundo o funcionário da limpeza, Rodrigo Tolfo.

“Aqui na universidade a separação já acontece, mas tem muito que evoluir ainda. Na maioria das vezes nem é falta de informação das pessoas e sim de interesse. Elas sabem que é preciso separar, mas não separam, não procuram mudar essa cultura”, constata.

Mas para o colaborador, o Projeto da Coleta é válido, pois auxilia na reeducação de quem trabalha ou estuda no campus. 

“Vamos aprendendo que muitas coisas demoram décadas para se decompor, mas se conseguirmos reaproveitar um pouco e reciclar mais um pouco, sobrará o mínimo de lixo. É muito melhor do que deixar os lixos sujando o planeta”, ressaltou ele.

Separar o lixo é tarefa fácil, basta um pouco de atenção na hora do descarte. Fazendo isso você estará facilitando o trabalho dos funcionários da limpeza, que contribuem para que o campus da nossa universidade esteja sempre limpo, dos catadores, que tiram o seu sustento da reciclagem e ainda ajudando o meio ambiente.

“Se tem duas lixeiras, uma de cada cor, é porque serve para o deposito de resíduos diferentes. Se cada um prestar atenção nisso e colocar o lixo no lugar certo, facilita muito o nosso trabalho”. Conclui.

Aqui no blog você pode acompanhar dicas para separar o lixo corretamente, tanto na universidade, quanto em casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou reclamação, entre em contato conosco. Você pode nos encontrar também pelo nosso perfil no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário