quarta-feira, outubro 31

segunda-feira, outubro 29

Coleta Seletiva Solidária trabalha em parceria com o Profissão Catador

Os projetos Coleta Seletiva Solidária e Profissão Catador desenvolvidos pela Unicruz acontecem em parceria, visto que os dois tratam do mesmo tema e tem objetivos semelhantes. Colaborar com a melhoria das condições de trabalho e da vida dos catadores é o que esses projetos pretendem.
Um projeto contribui para o bom funcionamento do outro. Enquanto o Profissão Catador auxilia os catadores no que diz respeito à sua organização de trabalho e estruturação das associações, a Coleta Seletiva Solidária conscientiza a comunidade acadêmica para separar o lixo produzido, que é enviado para as associações.
Os catadores que se beneficiam dos materiais recolhidos na Unicruz pertencem às associações que o projeto Profissão Catador ajuda.


Que saber mais sobre o projeto Profissão CatadorAcesse o blog   www.profissãocatador.blogspot.com.br

quarta-feira, outubro 24

Super Seletivo participa da Feira das Profissões da Unicruz

O mascote da Coleta Seletiva está agitando a Feira das Profissões da Universidade de Cruz Alta. Divertido e irreverente, o Super Seletivo interagiu com com o público que esteve presente no primeiro dia do evento. 

Veja algumas fotos: 







segunda-feira, outubro 22

Você conhece o programa Atitude Sustentável?

Produzido pelo Projeto Coleta Seletiva Solidária, juntamente com o curso de Jornalismo da Unicruz, o programa vai ar todos os sábados pela UnicruzTv, no canal 15 da NET.

Cada edição traz uma temática diferente, todas envolvendo sustentabilidade. A intenção principal, como o nome mesmo diz, é mostrar atitudes e despertar a consciência sustentável.

Para que essa iniciativa cresça, precisamos da sua ajuda.  Se você tem um exemplo de iniciativa sustentável ou sugestão de assunto para tratarmos no programa, entre em contato no curso de Jornalismo, pelo fone 3321 15 98, aqui no blog, no espaço destinado aos comentários ou no Facebook da Coleta.


quarta-feira, outubro 17

Colaborador aprova trabalho da Coleta Seletiva Solidária na UNICRUZ

Desde que o Projeto Coleta Seletiva Solidária foi implantado na Universidade de Cruz Alta, algumas coisas mudaram.

Para facilitar o descarte dos resíduos, lixeiras distintas para materiais recicláveis (azuis) e biodegradáveis estão espalhadas por toda a extensão do campus. O lixo que pode ser reaproveitado é destinado para as associações de catadores de Cruz Alta. Mas para que esses materiais cheguem até o seu destino, é necessário que todo o processo aconteça de forma correta, o que nem sempre acontece, segundo o funcionário da limpeza, Rodrigo Tolfo.

“Aqui na universidade a separação já acontece, mas tem muito que evoluir ainda. Na maioria das vezes nem é falta de informação das pessoas e sim de interesse. Elas sabem que é preciso separar, mas não separam, não procuram mudar essa cultura”, constata.

Mas para o colaborador, o Projeto da Coleta é válido, pois auxilia na reeducação de quem trabalha ou estuda no campus. 

“Vamos aprendendo que muitas coisas demoram décadas para se decompor, mas se conseguirmos reaproveitar um pouco e reciclar mais um pouco, sobrará o mínimo de lixo. É muito melhor do que deixar os lixos sujando o planeta”, ressaltou ele.

Separar o lixo é tarefa fácil, basta um pouco de atenção na hora do descarte. Fazendo isso você estará facilitando o trabalho dos funcionários da limpeza, que contribuem para que o campus da nossa universidade esteja sempre limpo, dos catadores, que tiram o seu sustento da reciclagem e ainda ajudando o meio ambiente.

“Se tem duas lixeiras, uma de cada cor, é porque serve para o deposito de resíduos diferentes. Se cada um prestar atenção nisso e colocar o lixo no lugar certo, facilita muito o nosso trabalho”. Conclui.

Aqui no blog você pode acompanhar dicas para separar o lixo corretamente, tanto na universidade, quanto em casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou reclamação, entre em contato conosco. Você pode nos encontrar também pelo nosso perfil no Facebook.

segunda-feira, outubro 15

Programa Atitude Sustentável

A quinta edição do programa Atitude Sustentável mostra como é a profissão de catador. Neste programa você vai conhecer os benefícios e as dificuldades do trabalho, segundo os catadores José e Maria.

Assista:

quarta-feira, outubro 10

Você sabe como separar o lixo corretamente?

Muito é discutido sobre a forma correta de separar o lixo e a importância desse ato, aqui no blog mesmo, o assunto é bastante abordado. Mas apesar disso, nem sempre nos detemos aos detalhes e algumas coisas podem passar despercebidas.

Pilhas e baterias devem ser colocadas em um coletor específico, em pontos de coleta criados especialmente para esses materiais. Em Cruz Alta o Supermercado Nacional recebe descartes dessa natureza.


No caso do óleo de cozinha, usado para fabricar sabão, o ideal é colocá-lo em uma garrafa PET e entregar para empresas ou associações que utilizem-no. Em algumas cidades, como a nossa, o Departamento Municipal de Trânsito faz a coleta e encaminha ao lugar correto.

Para a separação correta de materiais como: papel, metal, vidro e plástico alguns cuidados são necessários. Preparamos alguns exemplos do que é, ou não, reciclável.

Papel
Reciclável- Jornais e revistas, folhas de caderno, fotocópias, envelopes, papel toalha, papelões e caixas em geral.
Não reciclável- Papéis sujos ou engordurados, papel higiênico, papeis parafinados (picolé), papéis plastificados, papel carbono e de fax.

Metal
Reciclável- Latas de alumínio, sucatas de automóveis e em geral.
Não reciclável- Clips, grampos, canos, espoja de aço.

Vidro
Reciclável- Garrafas em geral, copos, frascos (remédios, compotas, perfumes, etc).
Não reciclável- Espelhos, lâmpadas, porcelana, Cerâmica, vidro temperado (de carro).

Plásticos
Reciclável- Copo plástico, sacos plásticos, embalagem de material de limpeza, garrafas PET, canos e tubos, vasilha plástica.
Não reciclável- Cabos, tomadas, fibra de vidro, acrílico.

Vale lembrar que os materiais devem ser limpos e sempre que possível reduzido de tamanho. No caso dos vidros, podem ser inteiros ou quebrados, mas se estiver quebrados devem ser enrolados em papel grosso (jornal ou craft) para evitar acidentes.

A Unicruz conta com a Coleta Seletiva Solidária desde 2009. Lixeiras azuis (reciclável) e laranjas (biodegradáveis) estão espalhadas por toda a extensão do campus, mas para que o processo reciclagem aconteça é necessário que todos joguem os lixos no lugar correto. Preste atenção na cor das lixeiras e ajude-nos nessa iniciativa. 



segunda-feira, outubro 8

Dicas para ajudar o meio ambiente

3.Substitua as lâmpadas incandescentes normais por uma fluorescentes. A lâmpada fluorescente consome 60% menos energia que uma incandescente normal. Mas nunca esqueça de apagá-las sempre que sair do ambiente.

sábado, outubro 6

Programa Atitude Sustentável sobre sustentabilidade

Assista o programa Atitude Sustentável, produzido pelo projeto Coleta Seletiva Solidária  e curso de Jornalismo da Universidade de Cruz Alta.
Você também pode conferir cada edição na programação da UnicruzTV, aos sábados  no canal 15 da Net.

Confira:




sexta-feira, outubro 5

Nos ajude a fazer o programa Atitude Sustentável

Olá!

Acompanhe todos os sábados na UnicruzTv, o programa Atitude Sustentável. Idealizado do projeto Coleta Seletiva Solidária e produzido pelo curso de Jornalismo da Universidade, a iniciativa é mais uma forma levar informação e dicas, como as que temos aqui no blog, para você.
Ajude-nos a fazer o programa! Se você tem um exemplo ou sugestão de assuntos que possamos abordar aqui, entre em contato com a gente aqui pelo blog, no Facebook ou no curso de jornalismo pelo fone 3321 1598.
Comente nossas postagem, sua avaliação também é muito importante para a gente.

quarta-feira, outubro 3

Para mudar é preciso começar!

A discussão sobre o que o meio ambiente e a sustentabilidade é válida, mas se não houver ação, todos os debates serão inúteis.

Todos devem fazer a sua parte. A acadêmica de Biomedicina, Franciele Andrade salientou que qualquer iniciativa, mesmo que pequena, é essenciais. “Se não houver essas iniciativas, como as coisas irão funcionar? Um exemplo é a implantação dos containers em Cruz Alta, com isso o processo de conscientização da população se torna mais fácil."

Franciele Andrade - Acadêmica de Biomedicina 
Para começar a agir em prol de um planeta mais saudável não é preciso muito, muitas vezes pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia já fazem uma grande diferença, como salienta a aluna “Só tirar o lixo para fora nos dias certos da coleta, utilizar a bicicleta como meio de transporte (quando possível), fazer compostagem com os restos de alimentos para diminuir a quantidade de lixo descartado, são coisas simples e de grande valia.” 

segunda-feira, outubro 1

Mês do Consumo Sustentável

Você sabia que Outubro é o Mês do Consumo Sustentável?
Isso mesmo! Em 15 de outubro de 2008, a Consumers International, Organização Mundial das Associações de Defesa dos Direitos do Consumidor, fez uma campanha sobre  Consumo Sustentável chamada Consumer’s Action Day. Entidades brasileiras, mobilizaram suas redes, prepararam material informativo e enviaram manifestações ao governo reforçando a importância do tema para o nosso futuro.

A partir daí foi lançado, pelo Ministério do Meio Ambiente, o Dia do Consumidor Consciente em 15 de outubro de 2009, para divulgar um movimento que vem tomando conta do planeta.