segunda-feira, fevereiro 3

Separação de lixo em condomínios

As embalagens e produtos industrializados ganham cada vez mais espaços nos ambientes planejados. A forma de consumo está relacionada diretamente com a alta produção de resíduos gerados para o descarte, alguns métodos de coleta vêm sendo elaborados por condomínios para que moradores possam descartar corretamente o lixo. A coleta especifica para o lixo orgânico e inorgânico dos lares é um grande desafio, explica o Eraldo Melo, Presidente do Grupo Conservar. “Falta conscientização quando se fala em separação de lixo. Por muitas vezes esta separação é feita pelos funcionários da limpeza, eles fazem uma varredura para checar se há lixo reciclado junto com o orgânico. Em alguns ambientes é possível executar esta tarefa, mas existem vários outros que seria inadequado para que o colaborador realize este serviço. O manuseio de lixos requer treinamentos específicos para que o empregador não sofra nenhuma infecção, ou ocorra algum tipo de acidente”, explica.

Os síndicos tem o trabalho de conscientizar seus condôminos sobre a importância da separação da produção de resíduos, a fim de lançar reflexões sobre o problema e ampliar discussões a cerca da gestão de todo o lixo que é produzido diariamente. “Os condomínios podem e devem se adequar, mobilizando os moradores para que separem o lixo e, dessa forma, tornar mais fácil a coleta seletiva. Uma forma é que haja um grupo responsável para vigiar moradores, que seriam os líderes do projeto. Todo condomínio deve ter um local com compartimentos específicos, com cores adequadas, para que haja organização no processo” disse Eraldo Melo.



Se todos os morados criarem uma forma de separação, eles estarão contribuindo com o meio ambiente e com quem sobrevive de materiais reciclados. É importe lembrar que o lixo deve chegar ao seu destino final adequadamente separado, essa forma ajudará não só quem trabalha com reciclagem, mas também com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário